Síndico Profissional ou Morador? Qual escolher?
- Michelle PS Fernandes
- 21 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de dez. de 2020
Pagar um profissional ou manter o morador. Hoje temos no mercado a opção de escolha, não precisando mais ficar com o síndico morador por falta de opção. Veremos as desvantagens e vantagens de cada um.

Com o crescente número de condomínios novos, com área de lazer, comércio e até condomínios tipo clube, precisamos de qualificação para a gestão dos mesmos. Seja um morador se qualificando ou contrato com um síndico profissional.
Independente de síndico morador ou profissional, ambos tem responsabilidade perante a lei em relação ao condomínio.
Síndico Morador ou Profissional?
Apesar de ser uma crescente no mercado condominial, a procura por síndicos profissionais, a escolha de mudança do síndico morador para o profissional ainda gera dúvidas. Talvez por ainda ser uma novidade no mercado a figura do síndico externo profissional.
Para a tomada de decisão, o condomínio precisará analisar suas necessidades e a sua realidade. Já que por mais que um profissional tenha qualificação para executar o cargo, nem todos os condôminos concordam com a troca. Qual seria a melhor escolha?
Antes de levar tal assunto à assembléia ou até mesmo levar candidatos para se apresentarem, o ideal é esclarecer a diferença entre os dois gestores, mostrando os prós e os contras de cada um.
Além da forma de remuneração, a forma de gerir o condomínio também pode ser diferente. No caso de síndico morador a sua remuneração poderá ser a isenção condominial, ou isenção mais um valor mensal complementar ou até mesmo receber mensalmente integralmente. Já o síndico profissional apenas poderá receber de forma mensal o valor acordado em contrato. Na gestão do síndico morador (que em muitos casos é um voluntário e que também trabalha em outro lugar), as análises de questões do condomínio serão feitas em seu tempo livre, já que está exercendo duas funções. No caso do síndico profissional terá estipulado em contrato, suas condições e tempo presencial nos condomínios, pois o mesmo pode administrar vários.
Um bom gestor condominial deve entender de várias áreas. As principais delas são a financeira e de manutenção. Porém a mais importante é saber lidar com pessoas e conflitos, mantendo assim um bom clima para se viver no condomínio.
Por muitas vezes a decisão da troca por um profissional, se dá por conta de mal estar entre os vizinhos e o síndico morador. O síndico profissional é imparcial e por muitas vezes mais firme no cumprimento do regimento interno e da convenção. Mas vale ressaltar que independente de ser morador ou profissional, ambos possuem responsabilidades perante a lei em relação ao condomínio.
Importante é analisar e entrar em acordo sobre a escolha. Pois não existe uma regra ou uma resposta certa para qual o melhor tipo de síndico. Ambos podem fazer um ótimo trabalho. A diferença será a capacidade da pessoa que assumirá o cargo. É preciso planejamento, muito conhecimento e organização. Tendo uma gestão transparente e humanizada, tanto faz o síndico ser um morador ou um profissional. Boa sorte na sua escolha...
Comments